Encontrei essa imagem no Facebook e achei de grande valia posta-la aqui.
Infelizmente muitos médiuns e até mesmo chefes de terreiro estão se deixando contaminar por estes
sentimentos tão mesquinhos e contrários a Umbanda.
Em muitos terreiros ou centros de Umbanda vemos que a vaidade se tornou mais importante que a caridade. Consultas são cobradas, tornando o trabalho de nossos saudosos mensageiros em comércio. Terreiros luxuosos, com vestes caras, sendo que nossos pretos-velhos, caboclos e todos outros mensageiros, não precisam e nem buscam por isso.
Uma nova família surge com a convivência dos filhos das casas, com os zeladores e chefes, com os cambonos, com os ogans e com a própria assistência, que passa a se sentir em casa durante os trabalhos. Porém existem aqueles que não aceitam o crescimento de outro um médium na casa que chefiam, ou que já estão a mais tempo, menosprezando e até mesmo prejudicando o desenvolvimento de um irmão de Fé.
Não existe competição entre entidades, como qual Exu é mais forte? ou qual Preto-velho cura mais rápido?, e sim entre os próprios médiuns que querem se mostrar mais "desenvolvidos" trazendo para si os olhares e comentários da assistência, alimentando seu próprio ego, seu orgulho.
Muito está se perdendo dentro dos centros de Umbanda, e nós, temos que zelar para que isso não continue acontecendo.
Umbanda é caridade, união, amor, fraternidade, amor ao próximo, dedicação, é entrega, é devoção, simplicidade e humildade. Aos que não se encaixam nesses sentimentos, parem de usar o nome da nossa Umbanda Sagrada, para satisfazer suas vontades e vaidades.
SALVE NOSSA QUERIDA UMBANDA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário