"Umbandas"
Em um século de Umbanda, ainda persistimos na vã
tentativa de um padrão ou uma liturgia pré-definida para a religião de Umbanda,
onde alguns conceitos se complementam e outros anulam-se completamente.
Sabemos que a Umbanda por tratar-se de uma religião, vai adaptando-se ao seu
tempo e amoldando-se em acordo com a necessidade e cultura dos seus fiéis. Esse
processo de renovação é continuo, pois caso contrário, a religião cai no
ostracismo, pois já não passa a atender a uma grande gama de seus fiéis e suas
necessidades intimas outrora sanadas pela sua religião, deixando de estimula-lo
a voltar-se a Deus, pois todas as religiões são meios de nos voltarmos a Ele O
Criador de Tudo e Todos.
A Umbanda destaca-se como uma religião impar, justamente por agregar em torno
de si diversas formas de culto não se apegando assim a uma liturgia ou dogma
que restringe e poda o seu crescimento.
Hoje muito já se fala de Umbanda e muito se falara daqui a um milênio de
existência de Umbanda, pois naturalmente ela se renova em cada templo vivo de
Deus que são os médiuns por qual os oráculos e as vontades dos Orixás
manifestam-se.
Médiuns templos vivos de Deus, eis o mistério pelo qual a Umbanda não possui
uma liturgia estável ou um dogma fixo.
A Religião de Umbanda pariu varias umbandas todas Sagradas filhas diletas do
UM, pois temos : Umbanda Branca, Pura, Traçada, Cruzada, Divina, Esotérica,
Iniciática,. Evangelizada, Omolocô, Umbanda Branca de Demanda, Umbanda Cristã,
Umbanda de Caboclo, Umbanda de Mesa, Umbanda Mista, etc, A lista é grande e
muito se cogitou, muito se falou, muito se digladiou por uma denominação ou
modelo que mais falasse ao coração ou a percepção ou ao bom senso dos
Umbandistas.
Pois bem, nada conseguimos nesse aspecto, pois é justamente a diversidade que
torna a religião mais rica.
O que é a Umbanda?
A Umbanda é paz e amor. É um mundo cheio de luz. É a força que nos dá vida e a
grandeza nos conduz.
Esta explicito no maravilhoso Hino da Umbanda o que ela é
em si mesma. Umbanda é a manifestação do espírito para prática da caridade
pura, gratuita e sem que haja o proselitismo. Porem não há uma liturgia
pré-definida na Umbanda, pois cada médium é um templo em si e desperta de forma
individual as forças sagradas que traz em seu intimo onde imprime a sua própria
dinâmica, segundo as Divindades-Orixás que o regem e, assim que assume uma
liderança natural de sacerdote e passa a desenvolver seus filhos em seu templo,
toda a dinâmica e doutrina será em acordo com as forças espirituais que
manifesta-se através do sacerdote dirigente do templo.
É muita pretensão nossa acharmos que esses Sobrenomes ou
qualidades agregados na Umbanda foram criados aleatoriamente e não tenha
passado pelo crivo ou a ciência de um guia chefe de Umbanda, pois todos esses
são detentores de graus de luz e aptos a darem um sobrenome ou uma qualidade à
liturgia ali desenvolvida pelos guias chefes de terreiros.
É definitivamente verdadeiro que a Umbanda é Uma religião Brasileira, Fundada
por Um espírito chamado Caboclo Das Sete Encruzilhadas através de seu também
fundador encarnado Pai Zélio de Morais. É dogma fundamental e inalterável
conforme as palavras ditas pelo fundador da Umbanda O senhor Caboclo das Sete
Encruzilhadas que "Todas as Entidades serão ouvidas e nós aprenderemos com
aqueles espíritos que souberem mais e ensinaremos àqueles que souberem menos, e
a nenhum viraremos as costas e nem diremos não, pois esta é a vontade do
Pai"
É dogma fundamental e inalterável que "Umbanda é a manifestação do
espírito para pratica da caridade pura, gratuita e sem o recurso do
proselitismo"
É dogma fundamental e inalterável que "Umbanda é o Culto a Deus, por meio
dos Orixás que são manifestadores de Suas Qualidades Divinas"
À parte disso, na Umbanda não há um dogma ou uma liturgia que define uma regra
estabelecida para pratica-la, pois, cada médium manifesta uma natureza intima e
individual no qual herdamos de Deus nosso Divino Criador, e a Umbanda que é o
culto à natureza, manifesta-se a partir dessa natureza ou dna divino que
herdamos de Deus individualmente.
Por isso a existência de varias Umbandas na Umbanda, todas sagradas e
detentoras de direitos divinos de manifestarem-se com esses nomes, pois é a
manifestação de Deus a partir do individual existente no Todo.
Assim como Deus
nos gerou a sua imagem e semelhança e nos dotou individualmente com uma
particularidade única que só existe em nós, assim também é a Umbanda que gerou
tantas outras umbandas e as dotou individualmente com uma particularidade única
existente somente nessas umbandas.
Sarava a Umbanda, Sarava as Umbandas
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