Seguidores

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Roupas Brancas

         Por que usamos a roupa branca ?

    Dentre os princípios da Umbanda, um dos elementos de grande significância e fundamento, é o uso da vestimenta branca. em 16 de novembro de 1908, data da anunciação da Umbanda no plano físico e também ocasião em que foi fundado o primeiro templo de Umbanda, a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, o espírito Caboclo das Sete Encruzilhadas, entidade anunciadora da nova religião, ao fixar as bases e diretrizes do segmento religioso, expôs, dentre outras coisas, que todos os sacerdotes (médiuns) utilizariam roupas brancas.
    O próprio Cristo, Jesus, ao tempo de sua missão terrena, utilizava túnicas de tecidos branco nas peregrinações e pregações que fazia.
    Nas guerras, quando os adversários, oprimidos pelo cansaço e perdas humanas, se despojavam de comportamentos irracionais e manifestavam sincera intenção de encerrarem a contenda, o que faziam? Desfraldavam bandeiras brancas!
    O que falar então do vestuário dos profissionais das diversas áreas da saúde. Médicos, enfermeiros, dentistas etc, todos se utilizando de roupas brancas para suas atividades. Por quê? Porque roupa branca transmite a sensação de assepsia, calma, paz espiritual, serenidade e outros valores de elevada estirpe.
    Se não bastasse tudo o que foi dito até agora, vamos encontrar a razão científica do uso da cor branca na Umbanda através das pesquisas se Isaac Newton, através do que hoje conhecemos como "Disco de Newton".
    Este grande cientista do século XVII provou que a cor branca contém dentro de si todas as demais cores existentes.
    Portanto, a cor branca tem sua razão de ser na Umbanda, pois temos que lembrar que a religião que abraçamos é capitaneada pela energia dos Orixás, sendo que Oxalá, que tem a cor branca como representação, supervisiona os Orixás restantes. Assim como a cor branca contém dentro de si todas as demais cores, a Irradiação de Oxalá contém dentro de sua estrutura cósmico-astral todas as demais irradiações (Oxossí, Oxum, Ogum, etc).
    A Implantação desta cor em nossa religião, não foi fruto de opção aleatória, mas sim pautada em seguro e inequívoco conhecimento de quem teve a missão de anunciar a Umbanda.

Lembrando que todo terreiro de Umbanda usa roupas brancas. Roupas pretas e vermelhas apenas nas giras de esquerda, em dias de EXU e POMBO GIRAS.


SALVE A UMBANDA

Fonte:http://sramary.blogspot.com.br/
 Foto: Bruno Gonzalez 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário