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quinta-feira, 17 de setembro de 2015

TODOS SÃO MÉDIUNS OU NÃO?

 
Por Douglas Rainho

A grande falácia que é propagada sem resguardos no meio espiritualista é: “Todos são médiuns.”.
Apesar do codificador do Espiritismo afirmar isso em suas obras básicas, não é bem assim que funciona. A questão não é que os Espíritos estavam errados quando deram essa afirmativa, mas sim que os espíritas e espiritualistas a entendem de forma incorreta.
Primeiramente precisamos entender o que significa a palavra Médium. Este é um termo utilizado por Allan Kardec para descrever o meio de manifestação, logo médium, é o intermediário entre o mundo dos Espíritos e o mundo material. Porém, a questão se complica ao assumir a afirmativa sem ressalvas, ser médium todos realmente somos, mas não da forma como muitos entendem a mediunidade.
A mediunidade pode ser dividida em várias faculdades diferentes sendo as mais conhecidas de psicografia, incorporação, intuitiva, auditiva e a vidência. Mas podemos ainda subdividir em muito mais. Quando dizemos que todos são médiuns, queremos dizer que todos são pontes que podem transmitir mensagens vinda do mundo espiritual para os encarnados, mas geralmente isso vêm em forma de intuição, inspiração, etc.
A maioria acredita que ao se considerar médium logo estará incorporando espíritos, falando por eles, servindo de transporte, fazendo viagem astral, vendo o mundo espiritual e seus habitantes, ouvindo espíritos por todo lado e até mesmo escrevendo romances ditados mediunicamente ou psicografados por desencarnados.
Realmente, somos inspirados a todo momento através dos mentores espirituais, muitas vezes sugestionados, guiados e até mesmo obsedados. Porém nem todos se tornam médiuns Ostensivos ou de Trabalho, um termo que eu utilizo para designar médiuns com faculdades mediúnicas ativas.
Isso não diminui em nada a qualidade do ser. Na verdade, a mediunidade não é apenas um dom para dotados. Já ouvi de alguns guias que os médiuns de trabalho geralmente pedem para vir com essas faculdades para dar uma acelerada na evolução deste, já que ele carrega algumas pendências a mais. Seja verdade ou não, nos faz tirar um pouco esse glamour todo que é colocado em cima dos medianeiros.
O trabalho mediúnico pede uma constante reflexão sobre si mesmo, sobre suas paixões, sobre seu meio de vida e o que está fazendo nessa existência. Pede também comprometimento com os dias de gira e sessão de trabalho, ater-se as regras e preparações pro trabalho mediúnico e acima de tudo ter a ciência de que somos seres falhos.
Não é necessário ter uma mediunidade ostensiva para ser um trabalhador espiritual, existem muitas funções para todos dentro dos terreiros e casas espíritas. Os Cambones, Assistentes, Passistas e outros, são muito necessários na assistência aos médiuns incorporados e as entidades, auxiliando-o naquilo que eles pedem, anotando as mirongas passadas, trazendo o consulente até ao guia, mantendo a fiscalização em cima dos procedimentos gerais da casa e se o médium está o seguindo, de ajudar na organização do ponto de trabalho, etc. Também temos os Ogãs e a Curimba, os porteiros e diversas outras funções. Mas seja cavalo, cambone ou ogã todos precisam possuir uma qualidade maior que a mediunidade, o Amor pelo que se está fazendo.
Foque-se no trabalho espiritualista e evangelizador que é a pregado através das palavras dos Espíritos. Não se preocupe se você vai ou não ter contato com as entidades extra-corpóreas ou se será um médium de incorporação. Ao invés de perder tempo da sua vida – extremamente preciosa – tentando manisfestar e desenvolver algo que não possui, pois parece que é mais elitizado, procure desenvolver os dons e faculdades que foram conferidos a ti. Se eles existem em seu aparelhamento mediúnico é por algum motivo, tente utilizá-lo da melhor forma.
Há uma grande promoção de super-médiuns nos dias de hoje. Grande missionários que não cumprimentam sequer o porteiro e tem em seu discurso um tom carregado de preconceito. Para viver a espiritualidade é necessário vivenciar os ensinamentos deixados também. Nada adianta se dizer médium de Jesus, sendo que nem sequer você consegue perdoar as falhas dos irmãos. Somos seres em desenvolvimento ainda, assim como nossa mediunidade.
Não acredite em locais que querem te colocar para girar ou manifestar a mediunidade de forma rápida e sem esforço. São enganações que você está sendo levado a crer. Se desprenda dessa vaidade e saiba que mediunidade e trabalho mediúnico são sim exigentes. Precisam de dedicação, de esforço e estudo.
Somos todos médiuns? No sentido literal da palavra: Meio e intermediário, sim! No sentido que se colocou como porta-voz dos espíritos: NÃO! E isso não invalida ou diminui em nada sua missão na terra e junto aos Espíritos-guias.


Fonte: http://perdido.co/2015/04/todos-sao-mediuns-ou-nao/

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

SE QUERES SER FELIZ...


Não deixes que de teu coração partam para outrem sentimentos que
não gostarias que partissem para ti;

Não deixes de "tocar a lama" se for em proveito de ti ou de alguém
que o mereça;

Não recues diante das dificuldades senão por momentos, enquanto
sabiamente te recuperas e aprendes como vencê-las;

Não deixes que de tua boca saiam palavras que levem o gume afiado
da espada que fere;

Se nada tens de bom a dizer, cala-te sabiamente e reflete;
Não procures ouvir àqueles que de outros e da própria vida só trazem
palavras amargas;

Eles são negativos e ao se achegarem a ti, procuram apenas alguém
que com eles comungue em pensamentos e obras;

Procures ser sempre um instrumento de paz e concórdia;

Evites discussões que certamente te levarão a nada, principalmente
com pessoas de idéias pré-concebidas;
O que eles querem é provar a si mesmos uma superioridade e
segurança que não existe, e que no fundo, sabem ser uma real
inferioridade. Eles alardeiam suas idéias em altos brados procurando
convencer a si próprios de que carregam consigo a verdade das
verdades;

Fales apenas o necessário e sobre assuntos de que tenha real
conhecimento;

Combatas sempre que possível o ódio com o amor;

Evites deixar-te levar pelo rancor - ele só lhe trará distúrbios de
conseqüências imprevisíveis;

Procura na tua fé, no teu credo, a comunhão com DEUS e com os
exemplos deixados por seu filho amado, nosso mestre JESUS;
E desse modo... tu serás feliz !
Pai Congo de Aruanda

Fonte: Umbanda Sem Medo . Vol I  

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Para quem você está vestindo e paramentando seu exú e pombogira?


  
    Pessoal será que nossos médiuns estão perdendo o senso de ridículo ou estão se esquecendo que são médiuns e se comportando como meros atores num palco para tolos aplaudirem? 
    Sabemos perfeitamente que nem toda pombogira foi mulher da vida, baseados em histórias contadas por pombogiras de lei, muitas foram enfermeiras, freiras, filhas vendidas por seus pais a cafetões e cafetinas da época, outras foram guinchas ( apelido dado a mulheres que seguiam acampamentos de soldados), outras ciganas banidas, outras mulheres da sociedade da época, e outras mulheres comuns como todas as outras. Muitas poucas foram condessas, rainhas e princesas. Ai vem um e diz: Ah minha pombogira é rainha por isso que ela usa coroinha, honestamente prefiro nem comentar. Já vi exú até dando cabeçada um no outro e quando perguntaram do porque daquilo, um deles disse é porque estamos dando chifradas (medindo forças). Eu juro morri por uns instantes é demais para minha cabeça, simplesmente não dá.
    Agora observem, estamos vendo festas e mais festas de exú, a tal exumania, é o mesmo quadro sempre, saias enormes, cores berrantes, chapéus imensos, vulgaridades sem medida, até salto alto a gente tem visto (detalhe estão bem modernas, daqui a pouco estão usando o whatss, porque celular já soube-se), até em shopping estão indo incorporadas em seus médiuns. Aloouu, para o ônibus que eu quero descer. Trabalho de exú agora virou desfile de escola de sampa?Estamos vendo giras que até as cores estão ornando, guias vestidos com a mesma cor de roupa, na dança até coreografia tem.
    Exú e pombogira é isso mesmo? ou estão brincando de exú e pombogira, médiuns extremamente sugestionados, anímicos, mal doutrinados e a Umbanda .... ahhhh nem me fale...o nome está indo para o ralo, por culpa de médiuns irresponsáveis.
Médiuns que estão usando da roupagem da pombogira para extravasar suas inclinações intimas, sua fantasias. 
    Muitos me perdoem a franqueza não estão precisando de terreiro estão precisando é de um bom terapeuta para curar essa dupla personalidade e falta de auto estima, precisam de ajuda com certeza de alguém para trazer eles do mundo da fantasia para a realidade do que é realmente ser um médium sério de Umbanda. 
    E sabe o que é mais triste disso, que vemos um monte de gente, aplaudindo, GENTE PENSANTE, parece que não tem nenhum. Mas quem não gosta de uma boa boca livre? carnes e bebidas a vontade? Pensemos.
    Infelizmente alguns trabalhos de exú e pombogira estão virando boteco da esquina, e a pegunta que não quer calar e quem banca tudo isso? os dirigentes? duvido muito pelo menos na grande maioria das vezes não, médiuns, consulentes, pessoas leigas, pessoas que desconhecem de fato a realidade no que condiz a exú e pombogira. Festas essas muitas vezes para alimentar o ego de dirigentes (ibope) e atrair consulentes pombos a busca de uma migalha de comida e bebida. Lamentável. 
    Não sou contra fazer uma festa de agrado a exú, mas veja para agradar a exú.
E quando da veracidade espiritual será que ali está um exú e pombogira de lei de fato? ou um bom quiumbão fazendo o tolo médium de copo?
    Pois é pessoal a coisa está bem tensa por ai, constatamos em vídeos no youtube uma série de atrocidades sendo feitas em nome de exú e pombogira. Já vi muito médium questionando, porque exú e pombogira aceitam tal profanação? lembrem-se que exú e pombogira de lei são executores e essas pessoas pagam um preço caro na hora que chegar o cobrador da lei. Felizes os médiuns que mesmo deturpados conseguem achar um bom caminho e se sintonizar com seus verdadeiros exús e pombogiras, porque aqueles que continuam nessa frequência de enganação, ego, vaidade só tendem a se perder, lamentável mesmo é que muitos são enganados e enganam, se desgostam da religião, atrapalham suas vidas e de outros e quando chegam ao fundo do poço, ainda tem a coragem e a falta de vergonha na cara de dizer que foi a Religião que não prestou, fácil jogar e achar uma moleta, o duro é reconhecer o próprio erro e desconhecimento.
    Nos bastidores muitas vezes da vida desses médiuns vaidosos vemos médiuns caloteiros, enganadores, que para saciarem a vaidade do momento deixam até de comer para comprar o tal chapelão da pombogira, será que exú e pombogira está feliz com isso mesmo? acho que não.
    Aprendam exú e pombogira tem cada um seu estereótipo, sua roupagem, sua forma de trabalho, de acordo com o reino e o povo ao qual pertença. Pombogira e exú gosta do que é belo sem duvida. Mas tudo que é demais fica over, fica exagerado, ridículo, vira piada. Ah e hoje em dia cuidado cai na mídia.
    As vezes fico a pensar onde foram parar os velhos e antigos exús e pombogiras? hoje a impressão que passa que ninguém sabe que eles existem, os médiuns hoje parecem que só conhecem os nomes Capa Preta,Tranca Rua e Maria Padilha (os meus sinceros respeitos aos senhores e senhoras da lei de fato), mas está difícil achá-los de fato em terra incorporados em seus médiuns infelizmente.
    Médiuns deixem que exú lhes traga sua essência e estereótipo, parem de assistir Cinderela, vão buscar saber do porque de cada paramento e instrumento de exú, não queiram enfeitar exú de uma forma despropositada, tem exú e pombogira que são extremamente simples.
    Exú, meus amores não tomam red bull com whisky. Ah achou engraçado pois é, até isso já vimos, e de engraçado não tem nada.
Pombogira não precisa ser vulgar, rir alto como uma gralha, se esfregar em homem para ser pombogira meu povo.
    Como dizem por ai cada um mexe suas panelas, mas há controvérsias, tempero demais na panela estraga a comida. E a comida é jogada fora.
Bem espero que esses alertas levem a todos a uma grande reflexão sobre essas entidades.


Cristina Alves.
Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira.
https://orixaessenciadivina.wordpress.com/

quinta-feira, 6 de agosto de 2015





Todos os dias tenho visto, postagens, fotos, vídeos, textos, sobre agressões e preconceito religioso, e confesso que tenho ficado preocupada com tantos casos de intolerância religiosa.

Sou Umbandista, Creio em Deus meu Pai Todo Poderoso, e na Sagrada Umbanda com todos os seus ensinamentos voltados a Fé, Amor e Caridade, e assim me considero desde o momento em que a chama da vida me foi dada, tenho meus dogmas e sigo minha fé com todo o amor e força que carrego em meu coração, mas nunca me dei ao direito de agredir ou julgar a fé de outra pessoa.

Uma amiga do face, acabou de postar imagens de um terreiro que foi vandalizado em Brasília, por pessoas que não sei como definir.

Que “religião” é essa que traz tanto ódio e intolerância?
Toda fé que nos leva a Deus, que nos faz despertar o que trazemos de melhor em nós é digna de respeito.

Deus é tão grandioso que nos deu caminhos diferentes pra chegar até Ele, e cabe a nós escolher aquele que mais se assemelha a nossos conceitos e nossa fé, e seguir, respeitando a fé que foi escolhida pelo outro.

Deus não quer discórdia entre seus filhos, Deus é Amor, é Compaixão, é Paz.

Espero que essas pessoas possam enxergar as reais consequências de seus atos, e que Deus consiga tocar suas consciências e seus corações, com todo o Seu amor, para que essas agressões acabem.


RESPEITE A FÉ DE SEU IRMÃO !

terça-feira, 24 de junho de 2014

"...somos partícipes do Bem ou do Mal no mundo. Somos construtores da paz ou da guerra. Estamos com o Cordeiro ou com o Dragão. Como disse um velho compatriota, será na Terra de Santa Cruz, que é onde começa a nascer a nova civilização do CORDEIRO: "Entre o Direito e o Crime não pode haver neutralidade".
 E nós poderíamos plagiá-lo com colorido novo, dizendo: "Entre o BEM e o MAL não pode haver neutralidade!" "Verdadeiramente, o Espírito e o Homem devem tomar posição, no espaço ou na Terra. Ou está com o BEM, a favor do
BEM. Ou está com o MAL, porque não há neutralidade." "Não se pode servir a dois senhores!" ..."


Orientação de André Luiz pelo Espírito do Altino
 Tradução Espiritual: R: A: Ranieri

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Ahhhhhh como é bom voltar!!!!!


Fonte da Imagem: http://www.saravaumbanda.com/


Ahhhhhh como é bom voltar!!!!!

Estive afastada do blog por um tempo pra resolver algumas coisas, mas agora VOLTEI rsrs.

Nesse tempo que me ausentei pude fazer muitas reflexões sobre minha Fé, a maior certeza que tive é a de que a UMBANDA esta em mim e ponto.

Hoje estou sem frequentar um casa umbandista, o que de maneira nenhuma quer dizer que me afastei da religião, apenas não encontrei o lugar correto, mas tenho certeza que vou encontrar ou então vou ser encontrada.

Bom, mas eu onde eu quero chegar é que quando me afastei da casa que frequentava, por motivos de fundamento e doutrina, percebi, infelizmente, como esta difícil encontrar um terreiro de Umbanda, mas digo Umbanda mesmo.

Então me surgiu uma pergunta:  Por que a Umbanda esta sendo colocada, por muitos, como um trampolim, para o Candomblé? 

Sempre achei o Candomblé um culto lindo e de muita força, desde que levado e cultuado de maneira correta e logicamente seguindo fundamentos. Mas Candomblé e Umbanda são duas religiões distintas, não sou contra a Umbanda agregar traços do Candomblé, pois a troca de conhecimento é algo maravilhoso. O culto aos Orixás e os atabaques por exemplo, colorem e alegram ainda mais a nossa Querida Umbanda. 

Porém percebi, na maioria das casas que tenho ido pra conhecer, que os "pais de santo" de Umbanda estão raspando no Candomblé, quase que por necessidade de "evoluir", como se a Umbanda fosse um estagio inferior do Candomblé, um degrau que precisa ser subido. Mas por que?????

Ai vem o discurso: "vou raspar, mas vou continuar tocando a Umbanda quando não estiver em obrigação".
Então seria essa uma casa de que agora ? Os filhos dessa casa estariam seguindo qual doutrina?

Não sei se consegui transmitir o que estou tentando entender, mas volto a frisar UMBANDA E CANDOMBLÉ são diferentes !!!!!

Se a pessoa, seja médium, zelador, enfim quem quer que seja, tomar a decisão de seguir o Candomblé, não coloque a Umbanda em um patamar inferior, eis um grande erro. Orixá está em todo lugar, zelando onde quer que seu nome e sua energia estejam, são cultuados de uma maneira no Candomblé e de outra na Umbanda, o que não podemos é misturar fundamentos e acabar confundindo as coisas.


Salve a Umbanda 


Raquel Ruiz



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Estudo na Umbanda

 
 Muitos médiuns Umbandistas não gostam de estudar sobre a Religião de Umbanda, assim como alguns sacerdotes não permitem que seus médiuns estudem e façam perguntas, questionem, evoluam em conhecimento e saber. 
 Muitos dizem que a Umbanda é caridade, amor e não é necessário estudo qualquer: "é só deixar o guia vir; é só deixar o Orixá encostar".
  Bem, em toda Religião o estudo é fundamental para a sua compreensão. Não que esteja errado ver o lado da caridade, do amor ou da entrega que realmente são necessários aos médiuns na incorporação, mas a Umbanda é muito mais do que isso.
  O estudo deve ser somado `a dedicação prática da lida no terreiro (a prática da caridade e do amor ao próximo: solidariedade), unindo tudo isso como um conhecimento maior que pode tirar dúvidas, retirar confusões da mente, evitar o animismo, o exibicionismo (de médiuns e/ou de entidades), evita que os consulentes vejam a Umbanda e seus guias como trocadores de favores / presentes, a clonagem arquétipa dos guias (quando médiuns novos acabam, sem querer, copiando o comportamento dos guias do ou dos dirigentes), o comportamento grosseiros de alguns guias e médiuns, a ignorância de alguns médiuns, e evitar que os espertalhões, que querem utilizar a Umbanda como um meio de ganhar dinheiro, o façam usando a ignorância de seus adeptos.
Podemos dividir o estudo da Umbanda em várias formas de entendimento e orientações:

* Pela doutrina de cada segmento, cada casa, que deveria ser ministrada aos médiuns e assistidos (qual a doutrina existente na casa, seus ritos, fundamentos, maneira de trabalhar). Normalmente essa doutrina ou essas aulas de doutrina estão a cargo do sacerdote da casa ou alguém designado por ele;

* A conversa de banquinho com o(a) preto(a)-velho(a) do(a) dirigente ou dos dirigentes da casa (pode ser com outro guia, tudo dependerá da estrutura de comando de cada casa; umas estão sob o comando dos pretos-velhos, outras sob o de Caboclos, Boiadeiros, Baianos etc), onde a parte doutrinária da casa, pelo seu lado espiritual e orientador, deve ser levada aos médiuns;

* Livros e material didático que sejam feitos pela casa (terreiro) ou utilizado de autores Umbandistas. Onde possam existir mais orientações no nível doutrinário, religioso, comportamental, espiritual, moral e ético relacionados a Umbanda;

* Outras fontes literárias, até de outras religiões, onde possam conter informações relevantes para os médiuns, no seu entendimento sobre a Religião de Umbanda, ou mesmo, sobre certos conceitos de cunho moral, ético, espiritual, doutrinário etc;

* Formação de palestras e/ou seminários, onde ao médiuns possam compartilhar da sabedoria e do conhecimento de outras sacerdotes e outras pessoas ligadas `a espiritualidade (dependendo de cada seguimento da Umbanda);

* Como visitantes a outros terreiros ou recebendo visitantes em seu próprio terreiro, no intuito de se mostrar a diversidade da religião, a troca saudável de culturas dentro da Umbanda, mostrando a diversidade, a riqueza que é a Religião de Umbanda. Ao mesmo tempo, estreitando laços de amizade e de união com outros terreiros e outras formas de se manifestar a Umbanda;

* Por meio da formação escolar e acadêmica. Seja no estudo regular, ou na Universidade, onde o médium aprende uma profissão, uma especialização, aumenta sua instrução e a sua forma de ver e entender o mundo;

* Por meio de cursos relativos a Umbanda e a outras religiões, ou facetas da própria Umbanda. Porém, esses cursos devem ser de conhecimento do sacerdote de cada casa, pois existem diversas pessoas que usam do nome da Umbanda para enganar e retirar dinheiro de médiuns que buscam o conhecimento.

Como podemos ver, não existe somente uma forma, mas existem diversas formas de se obter o conhecimento e o estudo com relação a Religião de Umbanda.
Devemos sempre lembrar que os Sacerdotes da casa, de cada casa, têm o compromisso, não só em relação a caridade, ao amor, a solidariedade, mas também, do conhecimento, do ensino, da orientação, do conduzir os médiuns, os tirando da ignorância e mostrando que a Religião de Umbanda, mediante o seu seguimento, pode dar muitos ensinamentos. Não só em relação a religião em si, mas para o próprio médium como pessoa, como ser humano.
O terreiro, a religião, pode se estender para o mundo profano e nele exercer uma atuação divina. Isso pode ser feito sem preconceitos, sem proselitismos, sem perseguições, sem imposições ao outro. Basta que os sacerdotes e os guias que conduzem uma cada de Umbanda, saibam passar os bons ensinamentos a seus médiuns para que eles possam levar para o mundo o que a Umbanda tem de melhor, o que ela tem de contribuição para a melhora do mundo e do próprio ser humano.
Algumas pessoas, até dentro da Umbanda, acreditam que "o conhecimento é poder" (Francis Bacon).
Eu acredito que "o conhecimento liberta o homem de sua ignorância, abrindo-lhe a mente para a liberdade das ideias."  - 
Pai Etiene Sales

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Mediunidade Consciente



Pode-se dizer que um médium consciente é aquele que durante o transcurso do fenômeno tem consciência plena do que está ocorrendo. O Espírito comunicante entra em contato com as irradiações perispirituais do médium, e, emitindo também suas irradiações perispirituais, forma a atmosfera fluídica capaz de permitir a transmissão de seu pensamento ao médium, que, ao captá-lo, transmitirá com as suas possibilidades, em termos de capacidade intelectual, vocabulário, gestos, etc.

O médium age como se fosse um intérprete da ideia sugerida pelo Espírito, exprimindo-a conforme sua capacidade própria de entendimento.
Esta forma de mediunidade será tanto mais proveitosa quanto maior for à cultura do médium e suas qualidades morais, a influência de espíritos bons e sábios, a facilidade e a fidelidade na filtração das ideias transmitidas. Seu desenvolvimento exige estudo constante, bom senso e análise contínua por parte do médium.

Hoje em dia muitos médiuns são conscientes.
O que isso quer dizer?

Que ao incorporar a entidade este médium atua junto com a mesma.
Escuta tudo o que o guia transmite para seus consulentes.
Vê e está junto com o guia, ou seja, está presente.
Muitos acreditam que ao incorporar os guias, o médium “apaga” e o guia faz tudo e o médium fica em estado de transe não participando mentalmente do que acontece nos trabalhos.

Mas a espiritualidade é sábia e utiliza-se da transmissão da entidade e o conhecimento da mesma para que o médium aprenda, ouça e pratique os conselhos e os ensinamentos passados no momento da consulta.
Então definindo, o objetivo da mediunidade consciente é um aprendizado constante, uma evolução, é uma forma do guia ajudar este médium a reformar-se intimamente.
Os guias espirituais de lei são mestres, magos, iniciado, vem de várias culturas, conhecedores dos elementos da natureza para auxiliar os encarnados.

Manipulam as essências dos Orixás transformando-as em energias que ao serem repassadas irão dar sustentabilidade ao espírito.
Por isso, é de suma importância para os médiuns conscientes a prática do estudo e aprimoramento constante pois desta forma o padrão energo-magnético mental do médium eleva-se a ponto de criar uma sincronidade com o mental do guia.

A vida pessoal e os problemas físicos muitas vezes interferem no padrão de energia do médium, e o que pode ser integrado ao íntimo do médium é ele saber que não é perfeito e que está ainda em processo reencarnatório.
Então, você irmão que é médium consciente, não deixe sua mediunidade estacionada, reformule suas atitudes, eleve seu astral, ame-se e que sua auto-estima esteja equilibrada.
Olorum se manifesta com amor, alegria e bom humor.


Fonte: 
https://www.facebook.com/meupaiogum?hc_location=stream

terça-feira, 23 de julho de 2013

IMAGENS NA UMBANDA





Nós seres humanos somos por natureza descrentes das coisas em que os nossos sentidos não percebem claramente, ou seja, se não sentirmos, virmos, escutarmos ou cheirarmos fica muito difícil de acreditarmos em qualquer coisa.

Por esse motivo nossa religião, e as entidades que nela trabalham, se utilizam de materialismo para nos tornar mais calorosos os vossos conselhos e tratamentos espirituais, nos quais não seriam necessários nada mais além de fé para que fizessem seu esperado efeito.

Quando uma entidade se utiliza de ervas, charutos, velas, pembas, e outros materiais para benzedura ou limpeza é para que nós (encarnados) possamos "ver" a benzedura, sendo que tudo acontece no plano espiritual e não seria necessário ser usado qualquer instrumento material.

"Ver para Crer" faz parte da humanidade, portanto para nos ajudar a ter Fé são utilizados pela Umbanda imagens, fumo, bebidas, velas, ervas e muitos outros artifícios.

As imagens, em especial, são muito importantes para nossa religião, pois facilita o contato com os orixás, guias, e entidades em geral. É como se tivéssemos um retrato do um ente querido em nossa estante, nós faz sentir saudades e nos lembra a importância que aquela pessoa tem em nossa vida. Dessa mesma forma temos o Congá, com nossas entidades queridas, e é diante dessas imagens que teremos nosso coração aberto para a oração e a fé que cada guia ali representado nos ensinou, nos trazendo um sentimento de presença constante de todas as entidades.

Essas imagens, do congá, normalmente são banhadas em ervas e energizadas pelas próprias entidades que ela representa, essa é outra forma de diferenciar as imagens do congá das imagens escultura em gesso, que para nós seria um simples enfeite para casa.


As imagens para nós Umbandistas nos traz paz e tranquilidade e limpa nossas mentes de outros pensamentos, fazendo com que nossa energia seja renovada nos dando a certeza de não estarmos sozinhos, pois nossos guias estão ali, espiritualmente e materialmente representados através da imagem.

As imagens são pontos de focalização, baseado no conceito de egrégora, ponto focal seria um concentrador de energia, é uma herança católica, que veio para a Umbanda no confuso sincretismo.



Fonte : http://umbanda-amada.blogspot.com.br
http://www.espiritualismo.info