Pesquisar este blog

Seguidores

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pontos Riscados


 
Os Pontos Riscados são desenhos feitos pelas Entidades incorporadas em seus médiuns e possuem função muito importante na Umbanda, é praticamente a assinatura do Guia, onde podemos identificar toda a linhagem da Entidade e seu campo de atuação podendo ter diversos significados diferentes.
Quando o médium risca um ponto irradiado por uma entidade, está mobilizando a falange que com ela trabalha, direcionando a energia mobilizada para o objetivo desejado. Sendo assim, toda entidade possui a sua identificação genérica e diversos outros pontos de firmeza para suas mirongas, o primeiro pode ser mostrado sem maiores restrições, como costumeiramente vemos, pois trata-se de sua identificação pessoal, já os outros pontos são de uma forma geral mais restritos e utilizados somente nas ocasiões que se façam necessários.
        Os pontos riscados são traçados geralmente com a Pemba.
Uma das grandes provas de incorporação na Umbanda é o ponto riscado, pois acredita-se que se uma entidade não estiver realmente bem incorporada ela não saberá riscar o ponto que a identificará das demais. São verdadeiros códigos registrados e sediados ao mundo espiritual, eles identificam poderes, tipos de atividades, e os vínculos iniciáticos da falange. Quando são traçados sem conhecimentos de causas, não projetam sua grafia luminosa e não passam de rabiscos inócuos. Como podemos ver, os pontos riscados é magia, então para se utilizar deles é necessário o devidos conhecimentos.

Salve a Umbanda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário