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terça-feira, 24 de maio de 2016

24 de Maio - Dia do povo Cigano na Umbanda, dia de Santa Sara Kali

         
         A Umbanda é uma religião que prega a prática da caridade e do amor ao próximo sobre todas as coisas. Por isso, todos os espíritos que queiram praticar a caridade, independente de suas origens terrenas e de suas encarnações são e serão sempre bem vindos a essa família.
         Os ciganos, bem como boiadeiros, marinheiros, baianos e orientais, não faziam parte da constituição inicial apresentada no surgimento da Umbanda. Entretanto, representam hoje, importante falange dentro dos trabalhos regulares das Giras de Umbanda. A falange dos Ciganos no astral cresce dia a dia, pois, cada vez mais, antigos ciganos estão percebendo que o planeta necessita de sua sabedoria sobre seu amor pela natureza e sobre manter o equilíbrio entre os elementos água, fogo, terra e ar.
         Santa Sara Kalli é sua orientadora para o bom andamento das missões espirituais. Não devemos confundir tal fato com Sincretismos, pois Santa Sarah é tida como orientadora espiritual e não como patrona ou imagem de algum sincretismo.
         Na Umbanda se apresentam na forma de espíritos de homens e mulheres que pertenceram ao povo cigano em alguma vida e também como espíritos que foram atraídos para essa linha por afinidade com a magia cigana. Por isso, os ciganos na Umbanda não têm obrigatoriamente que falar espanhol ou romanês, ler cartas ou fazer adivinhações. Há os espíritos ciganos que fazem isso porque já o faziam quando encarnados mas não é uma regra.
         Os ciganos atuam como guias espirituais, de maneira extremamente respeitosa e sempre procuram mostrar o caráter fraterno de seu povo, seu respeito pela família e sua capacidade de repartir o pão. Entendem o ritual umbandista como meio de evoluir, onde podem contribuir com ricas orientações e com a alegria de seus cantos e de suas danças.
         Os espíritos ciganos não trabalham a serviço do mau. Trazem uma contribuição inesgotável aos homens e aos seus pares, dentro do critério de merecimento. Sua atuação influencia bastante no campo do bem-estar pessoal e social, da saúde, do equilíbrio físico, mental e espiritual. Eles também são muito procurados para auxílio no progresso financeiro e nas causas amorosas. Cheios de simpatias espirituais, os espíritos ciganos trabalham ainda para a cura de doenças espirituais.
         Algumas pessoas erroneamente procuram essa linha com pedidos contrários à função dessas entidades. Esquecem que elas agem libertando e nunca prendendo, seja no sentido religioso, amoroso ou profissional. Os Ciganos libertam, amam e transformam em nome da vida e da alegria.

Saravá o Povo Cigano 
Saravá Nossa Umbanda Sagrada


Fonte: http://www.ceenc.com.br/2012/10/estudo-de-grupo-ceenc_17.html

sexta-feira, 13 de maio de 2016

SARAVÁ OS PRETOS VELHOS!!!!! - 13 DE MAIO.


SARAVÁ OS PRETOS VELHOS!!!!!  - 13 DE MAIO.

        Em Nossa Umbanda Sagrada, hoje é o dia em que homenageamos esta falange tão importante para nós, eu diria até mesmo fundamental sendo um dos pilares da Tríade da Umbanda.

        Entidades que nos trazem na prática os exemplos dados por Nosso Mestre Jesus Cristo, exemplos de Amor, de Caridade e Humildade.

        Apresentam-se nos terreiros de Umbanda com a roupagem fluídica dos velhos negros e escravos, e com essa forma humilde evitam intimidar as pessoas que os procuram a fim de resolver problemas diversos. Com este subterfúgio, conseguem maior proximidade com o consulente e ensinam como as pessoas podem aprender com os próprios erros e como fazer para avançar na escala espiritual. Representam a humildade, força de vontade, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade.
        São um ponto de referência a todos que necessitam: curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz. Lembrando que tudo é feito dentro do merecimento de cada um.

        Quem já chegou em um terreiro com o coração apertado com seus problemas e recebeu um abraço fraterno de um preto-velho, pode dizer que recebeu ali uma grande consolação.

        Agradeço a Zambi, nosso Deus Pai Todo Poderoso e a Nosso Mestre Jesus, por termos a graça de receber o carinho e a dedicação de entidades de tamanha benevolência.

        Agradeço a Vovó Luiza das Almas, e a toda a Falange de Pretos Velhos da Umbanda, por tudo o que fazem por nós, por sua paciência, por seus conselhos e ensinamentos que nos moldam e nos impulsionam no caminho de Nossa Evolução Espiritual, no Caminho para Casa do Pai.


ADOREI AS ALMAS!
SALVE NOSSO MESTRE JESUS CRISTO!
SALVE NOSSA UMBANDA SAGRADA!


sexta-feira, 4 de março de 2016

Mais uma ... Mensagem de um Amigo Desconhecido.

     
            "Cheguei a uma conclusão através de observações.
        Na óptica uma luz com bastante intensidade torna invisível outros focos de luz de pouca intensidade, na pratica podemos observar esse efeito visualizando as estrelas do céu em noite de lua cheia, a luz da Lua torna invisível as estrelas de luzes menos intensas.
         Porém no meio Religioso e, portanto também no Social é dever imprescindível de todo Espírito mais iluminado cuidar para não ofuscar nem tornar invisível a luz dos espíritos ainda em processo de expansão luminosa.
        Através de observação prática é possível visualizar comportamentos humanos que indicam essa "verdade", por exemplo, em salas de aula alunos que estão muito adiantados, comparados com os demais, acabam por causar desequilíbrios no meio, seja por soberba do próprio aluno adiantado ou por despeito e consequentemente desânimo dos outros alunos com adiantamento normal.
        Toda capacidade mais adiantada deve, por obrigação e cumprimento da Lei Maior, buscar meios de facilitar e expandir a capacidade dos menos capazes.
        Através da parte da física que estuda o comportamento da luz e por ser a luz uma particularidade da matéria em transformação, esse fenômeno se encontra em estado perfeito e tendendo sempre ao equilíbrio seguindo a ordem natural Divina, portanto, o comportamento das luzes em qualquer ordem de intensidade se somam para alcançar maior grandeza.
        Esse comportamento, essa característica não é observada nos Espíritos ainda em estágio de evolução, a própria lei da evolução associada a incapacidade consciencial momentânea de espíritos nos estágios de infância, cria uma situação de competição imatura na corrida evolucionária, causando desequilíbrios necessários para a superação individual.
         Concluindo que mesmo a ausência de luz tende a iluminar-se.

"A quem muito foi dado muito será cobrado", "não se espera figos de um abacateiro", "Para uma árvore ser considerada boa ela deve produzir bons frutos", " Qualquer quantidade de Luz cria uma reação em cadeia extinguindo a treva"."

- Autoria: Um amigo desconhecido.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

"Fumo e bebida na Umbanda... Por que?"

        


             A Umbanda é muito criticada pelo fato de suas entidades usarem o fumo e as bebidas nas sessões, os detratores aproveitando-se disto para taxarem as entidades de atrasadas ou primitivas.

         O FUMO
         O segredo e a utilização, desses elementos por parte de nossas entidades, o modo como a fumaça é dirigida (magia)  não é como muitos utilizam, para alimentar a vaidade, o vício e a ignorância.
         O fumo é a erva mais tradicional da terapêutica psico-espiritual praticada em nossa religião.
         Originário do mundo novo, os nativos fumavam o tabaco picado e enrolado em suas próprias folhas, ou na de outras plantas, conhecendo o processo de curar e fermentar o fumo, melhorando o gosto e o aroma.
         O charuto e o cachimbo, ou ainda o cigarro, utilizados pelas entidades filiadas ao trabalho de Oxalá são tão somente defumadores individuais. Lançando a fumaça sobre a aura, os plexos ou feridas, vão os espíritos utilizando sua magia em benefício daqueles que os procuram com fé.
         Nos trabalhos umbandistas a cigarrilha de odor especial é muito utilizada pelas Pombogiras e Caboclas.
         Os charutos de fumo forte são peculiares à magia dos Exus, enquanto os charutos de fumo de melhor qualidade são usados por Caboclos.
         Já os Pretos-Velhos dão preferência aos cachimbos, nos quais usam diversos tipos de mistura de ervas, como o alecrim, a alfazema e outros, além de utilizarem cigarros de palha, impregnando assim os elementos com a sua própria força espiritual, transformando o tradicional “pito” em um eficiente desagregador de energias negativas. Desta maneira, como o defumador, o charuto ou o cachimbo são instrumentos fundamentais na ação mágica dos trabalhos umbandistas executados pelas entidades. A queima do tabaco não traz nenhum vício tabagista, como dizem alguns, representando apenas um meio de descarrego, um bálsamo vitalizador e ativador dos chakras dos consulentes.
         Vemos assim que, como ensinou um Pai Velho, “na fumaça está o segredo dos trabalhos da Umbanda”.
         Geralmente os Guias não tragam a fumaça, utilizando-a apenas para “defumar” o ambiente e as pessoas através das baforadas, apenas enchem a boca com a fumaça e a expelem sobre o consulente ou para o ar.
         A função principal é a de defumar aqueles que chegam até a entidade. Algumas entidades deixam de lado o fumo se a casa for defumada e mantiver sempre aceso algum defumador durante os trabalhos.
                BEBIDAS
         O álcool, tem emprego sério na Umbanda. Quando tomado aos goles, em pequenas quantidades, proporciona uma excitação cerebral ao médium, liberando-lhe grande quantidade de substâncias ativadoras cerebrais, acumulada como reserva nos plexos nervosos (entrelaçamento de muitas ramificações de nervos), a qual é aproveitada pelos guias, para poderem trabalhar no plano material.
         Deste modo, quando o médium ingere pequena quantidade da bebida, suas idéias e pensamentos, brotam com mais e maior intensidade. É também uma forma em que a entidade se aproveita este momento para ter maior “liberdade de ação”.
         Os exus são os que mais fazem uso da bebida. Isto se ao fato de, estas linhas utilizarem muito de energias etéricas, extraidas de matéria (alimentos, álcool, etc.), para manipulação de suas magias, para servirem como “combustível” ou “alimento”, encontrando então, uma grande fonte desta energia na bebida.
         A bebida também é usada para limpar/descarregar pontos de pemba ou pólvora usados em descarregos.
         O álcool por sua volatibilidade tem ligação com o ar e pode ser usado para retirar energias negativas do médium.
         Já o alcool consumido pelo médium também é dissipado no trabalho, ficando em quantidade reduzida no organismo.
         O perigo nestes casos é o animismo, ou seja, o Médium consumir a bebida em grandes quantidades por conta própria e não na quantidade que o Guia acha apropriada. Nestes casos, pode ser que o Guia vá embora e deixe o médium sob os efeitos da bebida que consumiu sem necessidade.
           MENORES DE IDADE

          Se o médium for menor de idade, não se deve permitir que o guia use o fumo e a bebida quando incorporado. Trata-se de respeitar as leis vigentes e evitar que o nome da Umbanda seja associado a possíveis processos judiciais.
         O mais indicado seria inclusive ter uma autorização dos responsáveis pelo menor para que ele possa participar dos trabalhos, especificando inclusive (se possível) os horários de início e término das mesmas.
             O FUMO E A BEBIDA SÃO INDISPENSÁVEIS?

          Podemos sim não utilizar fumo e bebidas. Estes elementos são ferramentas dos Guias para os trabalhos, que podem não ser utilizadas. Haverá uma diminuição da eficiência e rapidez do trabalho, mas ele será realizado também, mais devagar e de forma mais trabalhosa. Será como utilizar apenas as mãos para um determinado trabalho, possível, mas mais trabalhoso. É uma opção do médium, caso o médium não possa ou não queira fumar e beber, o Guia irá respeitar sua decisão.
         Pode neste caso solicitar apenas que sejam feitas oferendas com estes elementos, ou que um copo com sua bebida seja deixado próximo a ele quando esiver trabalhando incorporado.
  
Retirado da Apostila de Umbanda do grupo Povo de Aruanda

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

SARAVÁ IEMANJÁ

   Hoje, nos terreiros que acompanham o sincretismo com Nossa Senhora dos Navegantes, é o dia em que homenageamos a Mãe Iemanja.
    A majestade dos mares, Senhora da calunga grande (mar) é a deusa do mar e protetora das mães e das esposas, representando a mãe que protege os filhos a qualquer custo, a mãe de vários filhos. A ela também pertencem a fecundidade e a proteção aos pescadores e jangadeiros.
    Iemanjá é um princípio da vida, é dos Orixás a que tem o maior ponto de força da natureza, Ela é um princípio do Criador por excelência, pois é do mar que saem as irradiações energéticas que purificam e regeneram tudo em nosso planeta.
     A regência de Iemanjá em nossas vidas se manifesta naquela necessidade que temos de saber se aqueles que amamos estão bem, é a dor pela preocupação, é o amor ao próximo, principalmente em se tratando de um filho, filha, pai, mãe, outro parente ou amigo muito querido.
     É a preocupação e o desejo de ver aquele que amamos a salvo, sem problemas, é a manutenção da harmonia do lar. Iemanjá é o Orixá que rege nossos lares, nossas casas.
     É ela quem dá o sentido de família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto. Ela é a geradora do sentimento de amor ao seu ente querido, que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos tornando-os coesos.
     Num Terreiro, Iemanjá atua dando sentido ao grupo, à comunidade ali reunida e transformando essa convivência num ato familiar; criando raízes e dependência; proporcionando sentimento de irmão para irmão em pessoas que há bem pouco tempo não se conheciam; proporcionando também o sentimento de pai para filho ou de mãe para filho e vice-versa. 

Saravá a Mãe Iemanjá!!!!
Odoyá!!!

Saravá Nossa Umbanda Sagrada

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

SARAVÁ OXÓSSI


SARAVÁ OXÓSSI

No Dia de hoje comemoramos e homenageamos a Vibração de Oxossi, um dos principais Orixás da nossa Umbanda Sagrada, sincretizado a São Sebastião.

Tudo o que pertence à Natureza, especificamente as matas e o reino animal, têm a ação de Oxóssi. Ele que é o conhecedor das ervas e o grande curador. é a essência da nossa vida, corresponde a nossa necessidade de saúde, nutrição, expansão, energia vital, equilíbrio fisiológico.

Oxóssi representa o arquétipo do Grande Caçador: aquele que vai buscar e nos traz o Conhecimento e as respostas às nossas necessidades de aprendizado e evolução. Oxóssi é o raciocínio hábil, o cientista, o doutor, é o grande comunicador, é a Divindade da Expansão. Representa o Conhecimento, a Fartura e o Trabalho. Suas irradiações do conhecimento nos estimula o raciocínio. Suas falanges trabalham na doutrinação dos irmãos sofredores e na cura através da medicina das plantas.   

Quando falamos em natureza, logo nos vem em mente, as matas e as florestas. Oxóssi é isso, uma essência pura do criador, que atua através do ponto de força da natureza, as matas. Também é considerado o Orixá da caça e da fartura, protetor dos caçadores, pois através deste processo de purificação e regeneração do planeta tem como missão garantir a vida dos animais e plantas, para que estes sirvam de alimento aos homens e aos demais animais na cadeia alimentar.

         Com isso desejamos sempre que Oxóssi através de seus caboclos, que atuam espalhados pelas sete linhas de força da Umbanda com humildade e harmonia com os reinos elementares da natureza, possam estar sempre nos orientando e absorvendo as cargas negativas de nosso corpo carnal e espiritual, para que com isso possamos melhor caminhar rumo aos objetivos que o grande e Criador, nos propõe.


Okê Aro!!!!!!!!!!


Fonte:
Tedes – Apostila de Estudo

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Mensagem de um amigo desconhecido



Um amigo me mandou linda uma mensagem hoje, recebida por ele através um "amigo desconhecido", estou compartilhando com vocês da mesma maneira que a recebi....



"Caros irmãos de desafios,

Ando ouvindo de toda sorte de fontes que 2016 será regido pelo Pai e pela Mãe, particularmente acredito que Oxalá e Iemanjá governam todos os dias da nossa casa Terra e consequentemente todos os dias de nossas sucessivas vidas terrenas e não só um intervalo especifico; oportuno que sempre fui, aproveito o intento e dou a dica de nos portamos como verdadeiras crianças maduras na idade, que ainda somos perante a grandeza impensável do divino Criador.

Pergunto: Como se comporta uma criança madura? Respondo: arriscando alguns modos como instrução para essa época prazerosa que começa agora no coração de cada um de vocês.

1- Como criança que és, não se apegue ao orgulho e a vergonha de se achar incapaz, se ajoelhe, chore, grite, faça escândalos, faça o que for preciso, mas em hipótese alguma fique calado diante da necessidade de alimento espiritual, clame por energias reparadoras sempre que sentir fome de amor, O Pai e a Mãe jamais deixarão um filho a míngua.

2- Como criança que és, se encante e se encha de alegria com as coisas que em essência carregam essa magia, mesmo que seja fonte tola, o importante sempre é se manter energizado pela motivação da alegria que desbrava o novo na ânsia do tudo saber e conhecer.

3- Como criança que és, embalada pela alegria, se aventure no exercício da curiosidade, procure mais, deixe o conhecimento escrito ou falado te embalar por caminhos já percorridos por outros e arrisque deixar um também, mesmo que seja pequenino, para que sirva de opção aos que vierem após.

4- Quando brigar com teu amigo, não te enchas de rancor para sempre. Como criança que és, corra para os braços da Mãe, abra o seu coração e em prece conte tudo, ela saberá restaurar tua alma e apagar teus desalentos para que com isso você restabeleça seus laços fraternos. Caso a magoa reste ainda no coração de seu amigo, fique do lado dele e deixe que a convivência restauradora e o tempo renovador transportem as mágoas para as águas do esquecimento.

5- Como criança que és se sentirá muito apegado as coisas do mundo, escute seu Pai e se apegue apenas no aprendizado, no ofício e na construção dos alicerces morais de tua alma, só assim, podereis ser um bom instrumento para auxílio providencial e divino no transcorrer de tua jornada. 

6- Como criança que és, por vezes provarás do sentimento dolorido do egoísmo desmedido e disfarçado de ciúme, inveja, medo, desconfiança e ressentimentos, compreenda que o Pai e a Mãe são fontes inesgotáveis do verdadeiro Amor e que sempre encontrarás neles tudo o que precisará, inclusive a redescoberta que nada te pertence a não ser o amor e o conhecimento que carregas.

7- Como crianças que és, terás impresso em seus pensamentos a necessidade de ver o Pai como o herói, o super,o mocinho do filme de sua vida. Essa impressão providencial nos informa que devemos sim, imitar, se espelhar e agir da mesma maneira que nosso Pai e Mestre se comportou diante do Mundo.

MARCOS 10.13-16

(13) E traziam-lhe crianças para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. (14) Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: 

- Deixai vir as crianças a mim, e não os impeçais; porque das tais é o reino de Deus. (15) Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele.

(16) E, tomando-as nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, as abençoou.


Feliz e próspero 2016 a todos!!!!!

Intuição recebida hoje, de um amigo espiritual desconhecido."

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Nada na vida é eterno.


MENSAGEM DO CABOCLO ARRANCA TOCO
28/07/1981

Nada na vida é eterno. Nada na vida tem caráter duradouro, senão efêmero.

Por que te apegas tanto ao que de matéria existe se teu verdadeiro ser pertence a outros planos?

É bem verdade que buscas na Terra o conforto material para seus dias de experiência, mas será que não estás fazendo de seus dias uma busca pelo conforto? E se assim é, para que?

O que retirarás em essência para tua vida após?

Vive pois, mas lembre-se de seu aprendizado.


Lembra-te do estágio porque estás passando e faz dele proveito para viver na eternidade.

Fonte: Umbanda sem Medo -  Vol II – Claudio Zeus