Pesquisar este blog

Seguidores

terça-feira, 29 de maio de 2012

O Congá - O Altar na Umbanda


O Congá - O Altar na Umbanda

Pai Oxalá que é dono da gira
Abre as cortinas deste congá.
Afirma, meu pai ,afirma
Afirma nas correntes do mar.

A palavra Congá é de origem banto e é utilizada no ritual de Umbanda para denominar o "altar sagrado" existente dentro do terreiro. Este altar ou Congá, como é chamado, é composto de imagens de santos católicos, caboclos, pretos-velhos, Orixás e outras.

O que é isso? Mistura? Sincretismo? Não!
O caboclo das Sete Encruzilhadas responde assim:

"-Umbanda é a incorporação do espírito para a caridade!"

Ainda no Congá tem em destaque a imagem da entidade espiritual que comanda o terreiro que de modo geral, em se tratando de Umbanda, poderá ser: um caboclo, um preto-velho ou ainda a imagem do orixá que governa a cabeça do médium, chefe do terreiro.
O Altar representa para os médiuns umbandistas o lugar de mais alto respeito dentro de um terreiro de Umbanda. É ele o centro da imantação de um templo, pois é dali que emanam todas as vibrações através de seus imãs. Os assentamentos do Congá têm que ser limpos periodicamente. Os filhos de santo da casa tem obrigação de saldar este altar antes de começar o ritual e no seu término.

 
Um texto do livro Segredos Magia de Umbanda e Quimbanda - W.W. Matta e Silva sobre a firmeza do Congá:

"Deve se compenetrar de que o assentamento de “congá” exige, logo de principio, a respectiva imantação, pois o “congá” com suas imagens e seus objetos de fixação mágica ou astro-magnética é o principal ponto de apoio objetivo, direto,geral, dos filhos-de-fé e de todos que por ali vão em busca de alguma coisa de ordem moral, espiritual ou humana propriamente dita...O “congá” é, portanto, uma das mais fortes ligações para os movimentos das forças mágicas, mediúnicas, astrais etc.; é o elo comum para que as entidades apliquem as ligações astro-magnéticas, pela magia sugestiva, provindas das correntes mentais que nele se apóiam, quando os crentes vibram nele, ou através dele, para tal ou qual “santo ou orixá”, pela fixação mental sobre tal ou qual imagem ou estátua."

O Congá não é mero enfeite; tão pouco se constitui num aglomerado de símbolos afixados de forma aleatória, atendendo a vaidade de uns e o devaneio de outros. Congá dentro dos Templos Umbandistas sérios tem fundamento, tem sua razão de ser, pois que pautado em bases e diretrizes sólidas, lógicas, racionais, magísticas, sob a supervisão dos mentores de Aruanda.

SALVE A UMBANDA!

7 comentários:

  1. Gostaria de fazer a seguite Qual as cores das lampadas que devo colocar em meu conga.....

    tenho neste conga as seguintes imag

    ens (Preto Velho, Oxalá, Ogum, São miguel arcanjo, )

    agradeço a ajuda

    Miguel Lobo (miguel.lobo.sousa@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. olá Miguel, as lampadas que vc quer colocar no conga terão efeito decorativo, certo? Somente a luz da vela trará a energia e o efeito necessário. Mas se você quiser colocar as lampadas de modo a homenagear tais vibrações, temos as cores de referencia, por exemplo Oxalá branco, Ogum é vermelho, na Umbanda.

    Axé meu irmão de fé.

    ResponderExcluir
  3. ola tudo bem eu to montando um congazinho e queria inovar o lelaiti do conga com as imagem ,Queria saber qual e a erarquia dos orixas e das entidades ....desdeja muito obrigado e axé ......

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia Adriano Obrelli,
    Cada casa tem a sua particularidade para montar seu conga , mas podemos imagina-lo da seguinte maneira: se for em andares por exemplo, na parte mais alta , Oxalá, mais abaixo os Orixás, neste caso vai depender de você a maneira como vai posiciona-los , e por ultimo, mas de maneira alguma menos importante, os nossos saudosos mensageiros da Umbanda , os Caboclos , Pretos Velhos , Baianos e etc.
    Temos em tempo uma referencia de "hierarquia" mas a disposição das imagens no seu conga fica a seu critério , geralmente coloca-se à frente ou mais ao centro, a Imagem referente a entidade , ou Orixa que chefia a casa.

    Espero ter ajudado.

    Abraços e Muito Axé !!!

    ResponderExcluir
  5. Olá boa noite!! Quero fazer um conga em casa, não tenho muitas imagens, apenas São Jorge e Exu mas ainda quero Ogum e Pomba-gira. Posso colocar todos juntos? Posso usar renda pra decorar e fitas coloridas? E crucifixo, posso usar??
    Obrigada, Letícia
    Leticiadelporto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Bon dia, estou querendo montar um altar em casa so que ao invés de usar as images, quero usar as pedras de cada ótica.
    Vou cobrir o locou com toalha branca, colocar um prato branco e as pedras de cada ótica fazendo um círculo dentro do prato, a vela irá ficar no meio, e o copa d'água do lado do prato.
    Fazer isso seria certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Matheus, quando fazemos um altar em nossa casa, estamos reservando um cantinho muito especial, lugar onde concentraremos nossas orações e tbm nossa fé, o que fará com que se crie uma ligação com a espiritualidade. Penso que a forma que ele terá varia muito entre cada um, usamos imagens ou outros símbolos , como forma de representar aqueles a quem cremos , maneira de nos sentir mais próximos , como seres humanos q somos ter algo palpável e próximo a seus olhos , na taz uma sensação de aconchego, mas sabemos q nossas preces estão sendo canalizadas a outros locais e nao as imagens, O fato de vc usar as pedras trara apenas uma representação diferente dos que são feitos com imagens , o que valera ali é sua prece a sua fé e a sua caridade em suas orações. Ter um copo de água é sempre mto bom, pois água canaliza muitas energias durantes nossas preces, e a vela sempre presente em nossos altares, tbm traz sua função trazendo a luz em nossos caminhos e com a chama purificando o ambietne.

      Espero ter auxilado , Paz a Luz a você

      Salve a Umbanda Sagrada

      Excluir